• História

    A A

    História

    Coração brasileiro, paixão à italiana.

    Era uma vez uma paixão:
    democratizar a boa culinária.

     

    Em 1992, bem antes do Spoleto existir, os amigos Eduardo Ourivio e Mário Chady inauguraram, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Guilhermina Café. A iniciativa deu certo, e eles abriram mais duas unidades do Guilhermina, um buffet para empresas e um centro gastronômico com seis restaurantes. Através dessa experiência, os sócios aprenderam algo muito importante: as pessoas amam se alimentar bem fora de casa, sem abrir mão do bom atendimento.

     

    “Imagina um restaurante com sabores sensacionais, em que você pode preparar tudo do seu jeito?”

     

    Apaixonados por esse sonho, Eduardo e Mário criaram o conceito surpreendente do Spoleto: restaurante italiano com alma brasileira e muita inovação no preparo dos pratos. Rápido, prático, simples, delicioso, surpreendente, democrático.

     

    A novidade foi um sucesso no centro gastronômico e conquistou o coração dos clientes. Afinal, quem resiste a um prato preparado com a própria criatividade e ingredientes de muita qualidade?

    Alguns anos depois… o sonho se transformou em realidade.

     

    Foram dois anos de análise de mercado e aprimoramento do restaurante… até que os sócios buscaram um novo desafio:

     

    “E se existissem vários restaurantes Spoleto para democratizar ainda mais esse sonho?”

     

    Assim, em fevereiro de 1999, a primeira franquia é aberta. Um SUCESSO.

     

    No segundo semestre do mesmo ano, o Spoleto se multiplicou em novas franquias:

    Barra Shopping, Rio Sul, Nova América, Norte Shopping, Iguatemi, Barra Downtown, Centro Pedro Lessa, Centro RB1, Ipanema, Botafogo Praia, Rosário, Carioca Shopping, Catete, Jacarepaguá, Largo do Machado, Barra II, West Shopping, Niterói, Shopping da Gávea, Leblon, Shopping Grande Rio e Ilha Plaza.

    Sucesso reconhecido e expansão internacional

     

    Em 2003, com 75 restaurantes, o Spoleto é selecionado pela Endeavor, instituição que apoia empreendedores de alto impacto para a sociedade.

     

    Dois anos depois, a marca inicia sua expansão internacional. Em 2013, as operações começam nos Estados Unidos, e em março de 2015, é inaugurado o primeiro restaurante Spoleto nos EUA, realizando um antigo sonho dos sócios.

     

    Um novo estilo Spoleto de ser

     

    O estilo fast-casual da versão americana do Spoleto é um sinal de que a marca não para de crescer e evoluir.

     

    “Mas o que é fast-casual?”

     

    É um segmento que tem as vantagens do fast-food: preços baixos e refeições preparadas na hora com a qualidade do atendimento convencional, mesmo sem garçons.

    Spoleto My Italian Kitchen
    Spoleto ainda melhor aqui e agora

     

    O novo modelo pensado para os Estados Unidos, Spoleto Minha Cozinha Italiana, foi uma grande inspiração para as franquias brasileiras. Em 2016, fizemos um reposicionamento completo para trazer a essência do fast casual, adaptado a nossa cultura, sem perder a alma do Spoleto de sempre.

     

    No Spoleto Minha Cozinha Italiana, não só a decoração é diferente, os bastidores na Cozinha também! Os ingredientes, selecionados a dedo, são preparados diariamente em cada restaurante.  Falando em ingredientes, o modelo tem algumas novidades como: cogumelos frescos, cebola caramelizada, pesto de azeitona, entre outros.

    Pra finalizar o pedido, queijo ralado na hora e azeite trufado como opção.

     

     O desejo do Spoleto Minha Cozinha Italiana é sofisticar o cardápio sem perder características como velocidade e o bom custo-benefício. Hoje já são 105 restaurantes migrados para o novo modelo.

     

    Líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil

     

    O Spoleto está presente em todo país e não para de crescer. Para saber mais sobre os números da nossa rede, visite a página de franquias do nosso site.

     

    Sonhos e sabores que atravessam o mundo. Assim é o Spoleto.

    O melhor da culinária italiana do jeito brasileiro de ser inovador.

  • Minha Cozinha Italiana

    A A

    Minha Cozinha Italiana

    Paixão muda tudo!

    Nessa pegada a gente vai vivendo, construindo, mudando, evoluindo, aprendendo e sempre cozinhando!

     

    A reinvenção do Spoleto

     

    Somos eternos inquietos e curiosos em busca de servir o melhor que a Itália tem a nos oferecer. Desse jeito nasceu a nossa mais nova criação: O modelo Spoleto MINHA COZINHA ITALIANA!

     

    Muito mais do que um novo sobrenome, o novo modelo Spoleto Minha Cozinha Italiana traz mudanças em cada detalhe. Novos uniformes, cores, decoração, e claro, novos molhos, novos ingredientes e receitas tradicionais ainda mais gostosas.

     

    Novidades no cardápio

     

    A Focaccia, tradicional pão italiano, no sabores Mozzarella com ingredientes ou Nutella® e morango, se une às massas secas importadas da Itália e às massas artesanais de fabricação própria, feitas com Grano Duro italiano.

     

    Os ingredientes são preparados no próprio restaurante, com sabores ainda mais especiais e elaborados: Alho Assado, Alho Poró Refogado, Bacon Assado, Brócolis, Cebola Caramelizada, Cebola Refogada, Cenoura, Cogumelos Frescos, Espinafre, Linguiça Calabresa Assada, Milho, Mix de Vegetais, Ovo de Codorna, Palmito, Peito de Peru Defumado, Pesto de Azeitona, Pimentão Assado, Presunto, Queijo Gorgonzola, Queijo Mozzarella, Ricota Temperada, Tomate Assado e Uva Passa.

     

    E o toque especial do Chef para você escolher: Azeite de Trufas e Crema di Balsamico.

     

    Culinária para todos

     

    Além de democratizarmos a boa culinária, servimos momentos e queremos sempre torná-los ainda mais especiais.

     

    Bem-vindo(a) ao Spoleto Minha Cozinha Italiana! Fique à vontade, a cozinha é sua!

    Focaccia Doce
    A Focaccia é um pão tradicional italiano, macio e delicioso. Experimente a nossa versão com morangos e creme de avelã.
    Spaghetti Bolognesa Clássico
    Nossas massas secas são feitas com farinha de Grano Duro e importadas diretamente da Itália.
    Detalhe do Restaurante Minha Cozinha Italiana
    Acrescentamos ingredientes frescos e deliciosos como o pesto de azeitonas, cogumelos frescos, pimentão assado… E agora você pode finalizar seu prato com crema di balsâmico ou azeite de trufas.
  • Nossa Causa

    A A

    Nossa Causa

    Democratização da boa culinária italiana no mundo!

    Ingredientes frescos, de boa procedência e que contam a história da cozinha italiana.

     

    Esse é o padrão de qualidade que orienta as nossas escolhas e torna os pratos do Spoleto realmente especiais.

     

    Alimentação consciente, do campo ao prato

     

    O mundo está mais consciente sobre a origem dos alimentos e seu impacto na saúde e no meio ambiente. O Spoleto apoia e segue essa tendência.

     

    Além de fabricarmos nossas próprias massas frescas e molhos para garantir o padrão de qualidade, buscamos matéria-prima de verdade, produzidas por parceiros que acreditam na nossa causa.

     

    Massas secas importadas da Itália

     

    O principal fornecedor de massas secas do Spoleto é um dos produtores mais tradicionais de massas na Itália, a La Molisana, com mais de 100 anos de história.

     

    Somos parceiros comerciais e dividimos ideais. Queremos ver o melhor da culinária italiana chegar a cada um dos nossos clientes, para que eles possam ter uma experiência única: comida de verdade, essencialmente italiana e com preços acessíveis.

  • Grupo Trigo

    A A

    Grupo Trigo

    Spoleto, Koni, Gurumê e Lebonton.

    Os sócios e amigos Eduardo Ourivio e Mario Chady apostaram no sonho de fazer do Spoleto uma rede de culinária italiana com a rapidez do fast-food e a sofisticação de um restaurante italiano.

     

    Eles participaram da 1ª edição da feira da ABF – Associação Brasileira de Franquias, e saíram de lá com 2 franquias vendidas. O sucesso foi tanto que o Spoleto expandiu sua rede de restaurantes para todo o Brasil e para os EUA, incluindo novos restaurantes pela Flórida, Texas, Califórnia e Carolina do Norte (para saber tudo sobre os crescentes números do Spoleto, visite a página de Franquias do site).

     

    Foi então que surgiu a ideia de empreender “um novo negócio dentro do próprio negócio”, e eles construíram uma plataforma food service, com a aquisição do restaurante de gastronomia japonesa Koni.

     

    Dentro dessa última categoria, adquiriram o Kimitachi, uma empresa especialista em delivery japonês que tempos depois se tornou o delivery GoKoni. E ainda, desenvolveram o Gurumê – gourmet em japonês -, com um novo conceito de restaurante japonês contemporâneo e sofisticado.

    A Fábrica do Grupo Trigo

     

    Localizada em Volta Redonda (RJ), a fábrica foi inaugurada em 2012 e produz grande parte dos insumos dos restaurantes do Grupo Trigo. Ela ocupa mais de 20 mil metros quadrados e permitiu ao Grupo chegar em 2018 a mais de 3 milhões de kgs de molhos produzidos, mais de 470 mil lasagnas e mais de 1,6 milhão de unidades de Massa Recheada.

     

    A fábrica produz artesanalmente as massas frescas do Spoleto (ravioli e gnocchi), além das lasagnas e molhos.

     

    O Grano Duro das massas frescas (Gnocchi e Ravioli) e os molhos Pomodoro e Bolognesa, feita de polpa de tomate italiano, são importadas da Itália.

     

    Expansão das marcas Trigo

     

    A estrutura do Grupo Trigo foi construída com o suporte do Instituto Empreender Endeavor – uma organização de apoio ao empreendedorismo e a empreendedores de alto impacto.

     

    Os planos de expansão da marca e grande parte do modelo de gestão também contam com o expertise Endeavor.

     

    Faça parte do nosso time, seja um franqueado!

  • Responsabilidade Social

    A A

    Responsabilidade Social

    Sorte mesmo é poder fazer a diferença

    Celebramos o dia 29 de cada mês com o Gnocchi da Fortuna Fazendo o Bem.
    A cada Gnocchi da Fortuna vendido no dia 29, doamos uma refeição de Gnocchi para uma instituição social.
    As instituições contempladas com as doações passam pela curadoria do Instituto da Criança.
    Compartilhar com quem precisa. Essa é a missão do Gnocchi da Fortuna.
    Já foram doadas 16 toneladas de Gnocchi.
    Gnocchi da Fortuna fazendo o bem

     

    No Spoleto, o dia 29 de cada mês é celebrado com o Gnocchi da Fortuna Fazendo o Bem.

     

    A tradição diz que, antes da refeição de Gnocchi no dia 29, deve-se colocar uma nota de um dólar debaixo do prato e dizer:

     

    “São Genaro, estou comendo este Gnocchi para que nunca me falte comida na mesa e dinheiro no bolso”.

     

    O costume surgiu a partir lenda de São Genaro. Uma família muito pobre acolheu o santo disfarçado de mendigo, e não se recusou a dividir com ele o Gnocchi que já era pouco. Quando o santo foi embora, embaixo de cada prato havia moedas de ouro para cada membro da família.

     

    O Spoleto resgatou o sentimento original da tradição: a bondade, e criou uma nova maneira de celebrar o Gnocchi da Fortuna: compartilhar com quem precisa.

     

    Todo dia 29 de cada mês, o Spoleto inicia uma corrente do bem pelo país. Na compra do Gnocchi Tradizionale + bebida + sobremesa, além de você ganhar um dólar, doamos uma refeição de Gnocchi para uma Instituição de Caridade!

     

    Até o momento já foram mais de 19 toneladas doadas!

     

    Venha, saboreie nosso Gnocchi e faça a diferença junto com a gente.

    Instituto da Criança

     

    Acreditando no exercício da solidariedade e das ações sociais, o Spoleto apoia o Instituto da Criança, uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – que, por meio da articulação em rede, se constitui, desde 1994, como uma plataforma que conecta diversos atores sociais.

     

    Nela, pessoas físicas e jurídicas encontram resposta para investir recursos financeiros, humanos, materiais e conhecimentos técnicos a fim de promover o desenvolvimento social.

     

    O foco do Instituto da Criança está em empreendedores sociais, que patrocinam projetos em instituições no Rio e em São Paulo, além de realizar projetos educacionais e de desenvolvimento comunitário. Sendo assim, a OSCIP representa tanto uma força quanto um instrumento de transformação ao se estabelecer como uma fonte de inspiração para ações de desenvolvimento social.

  • Spoleto Pelo Mundo

    A A

    Spoleto Pelo Mundo

    Já são mais de 350 restaurantes em todas as regiões do Brasil e 5 restaurantes nos EUA, com novas unidades previstas para abrir na Flórida, Texas, Califórnia e Carolina do Norte (para saber tudo sobre os crescentes números do Spoleto, visite a página de Franquias do site).

     

    Os planos são expandir ainda mais a marca pelos EUA e pelo mundo! Se quiser descobrir mais sobre a nossa aventura pelos Estados Unidos, acesse spoletoitalian.com e saiba mais.